Como surgiu o Dia da Criança no Brasil e no Mundo




Na década de 20 o deputado Federal Galindo Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem as crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.





Porém a data só ganhou força quando, em 1960, A Fábriaca de brinquedos Estrela  junto com a Johnson & Johnson promoveram a  “Semana do Bebê Robusto” com o intuito de aumentar suas vendas.

Muitas empresas seguiram o exemplo das duas fábricas e começaram a criar semanas da criança para promover as suas vendas. Em determinado momento reuniram as estratégias em volta do dia 12 de outubro já decretado o Dia das Crianças.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


Dia Universal da Criança

A ONU (Organização das Nações Unidas)  reconhece o dia 20 de novembro como o dia Universal das Crianças, pois neste dia foi aprovada a  Declaração dos Direitos da Criança.

A Declaração dos Direitos da Criança estabelece entre outras coisas que toda criança tem direito a proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Por isso em muitos países o dia das Crianças é comemorado no dia 20 de novembro.


Comemorações em datas diferentes

Índia - 15 de novembro

Portugal e Mossanbique - 01 de junho

China e Japão – 05 de maio



 

Contatos Sttyllo - Supermercados